Imprensa, Notícias & Eventos
Como é que Portugal se prepara para 2030?
Quando nos questionamos sobre o potencial de Portugal, há cada vez mais a dizer. Sem nenhum tipo de enquadramento político, quem está atento aos planos que o Governo coloca em acção percebe que sobressai o objectivo de aumentar o investimento em I&D. Não é difícil deduzir onde o Governo quer chegar ao pretender que a percentagem de jovens com 20 anos a frequentar o ensino superior aumente para 60%. E quando quer colocar Portugal entre os líderes europeus nas competências digitais.
Este “tratado de intenções” já está em marcha. O Diário da República exibe, desde o início de Março, a publicação de uma resolução do Conselho de Ministros (nº 25/2018) que define os procedimentos em que assenta a estratégia de inovação tecnológica e empresarial para Portugal 2018-2030. A Agência Nacional de Inovação tem a seu cargo a prossecução das linhas orientadoras.
Durante os próximos 12 anos – com o objectivo de dinamizar a inovação e a adopção de tecnologia pelas empresas e pela sociedade em geral – vai haver um reforço da promoção da cultura científica e tecnológica, os instrumentos de internacionalização do conhecimento, o aumento do emprego científico para jovens doutorados e a estabilidade do financiamento das instituições científicas e tecnológicas.
Carlos Pais Correia – Partner & CEO @Affinity Portugal
Scroll para carregar a próxima notícia