Imprensa, Notícias & Eventos

Portuguese do it better? Oui, bien sûr!

O nosso ecossistema de startups, constituído por mais de 2 500, traduz a existência de talento, vontade, diversidade, energia e circulação de activos. Assiste-se à utilização cada vez mais optimizada de serviços de outsourcing, data center e de soluções que facilitam o desenvolvimento do quotidiano dos negócios. No ecossistema nacional de startups, desenvolvem-se sinergias importantíssimas. Há energia, há interação, há diversidade e circulação dentro do sistema: há auto-motivação e resultados à vista.

 

O desemprego desce, fixando-se em valores abaixo de 10% e 46% dos novos empregos têm origem nestas novas empresas. A economia floresce, de certa forma, e segundo dados do Startup Europe Partnership, o ecossistema empreendedor português cresce o dobro da média europeia. Somos um case study para quem nos quiser observar.

 

O talento tecnológico é, comparativamente aos países mais a Norte, especializado e consistente. Portugal é um oásis para a prestação de serviços de Nearshore já que apresenta vantagens em múltiplas dimensões. A área de serviços de Outsourcing de IT é muito dinâmica e madura: um mercado que valeu cerca de 1000 milhões de euros, em 2017. São vários os casos de sucesso que o comprovam, como o BNP Paribas, Natixis, Euronext – todos clientes da Affinity! Há muitos outros a assinalar, como a Google, a Amazon, a Mercedes Digital, etc.

 

A qualidade do ensino superior tecnológico está no patamar da excelência académica. Recentemente, o Instituto Superior Técnico ficou classificado entre as 50 melhores escolas de Engenharia do mundo, pelo prestigiado ranking da US News. Este é um resultado atribuível à qualidade dos professores, investigadores e alunos.

 

As áreas tecnológicas têm um potencial de empregabilidade tão elevado que, segundo dados da DGEEC, figuram na lista de cursos com desemprego zero ou inferior a 1%. Quem está em fase de optar por uma área de estudos ainda no ensino secundário, e quer ter um futuro emprego garantido, que estude informática!

 

O talento tecnológico dos portugueses e as nossas vantagens competitivas face ao mundo são invejáveis. E a nossa performance não é razoável, nem boa. É outstanding!

 

 

Carlos Pais Correia – Partner & CEO @Affinity Portugal

Próxima notícia

Somos o tesouro bem escondido que se revela.

Ver notícia

Scroll para carregar a próxima notícia